Apoio Social

CENTRO COMUNITÁRIO + PRÓXIMO DE TODOS

O Centro Comunitário está em funcionamento desde 1 de junho de 2005 com base num Acordo de Cooperação entre a Delegação de Vila Nova de Gaia da Cruz Vermelha Portuguesa e o Instituto da Segurança Social, tendo como parceiro privilegiado a União de Freguesias de Mafamude e Vilar do Paraíso.

Missão                  

Promover o desenvolvimento de crianças, adolescentes, adultos e pessoas idosas da comunidade através de intervenção psicossocial e animação sociocultural e desportiva.

Objetivo Geral

O CC apresenta-se como um agente de mudança psicossocial que vai ao encontro das necessidades da população estando mais próximo das mesmas, agindo de forma preventiva e minimizando os efeitos da pobreza, do isolamento e da exclusão social, assumindo-se como mobilizador e dinamizador de um projeto de desenvolvimento social, fomentando o envolvimento das pessoas, famílias, grupos sociais, comunidade em geral e órgãos do poder local.

Objetivos Específicos

  • Promover o desenvolvimento da saúde psicossocial da comunidade.
  • Desenhar e implementar respostas psicossociais à medida de necessidades específicas.
  • Assegurar o uso de práticas baseadas em evidências, como forma de disponibilizar à comunidade a melhor intervenção possível.
  • Promover o envolvimento e participação da comunidade e parceiros locais no desenvolvimento de iniciativas e intervenções, designadamente no seu planeamento e avaliação.
  • Desenvolver atividades de animação sociocultural e desportiva, promotoras da vida social e cultural da comunidade.
  • Avaliar o impacto psicossocial das intervenções realizadas.

Destinatários

A resposta Centro Comunitário + Próximo de Todos destina-se à população da união de Freguesias de Mafamude e Vila do Paraíso e União de Santa Marinha e São Pedro da Afurada.

Equipa

A Equipa é constituída por Técnicos da área psicossocial (Psicólogos e Assistente Social) e Auxiliar de Serviços Gerais, e conta com a colaboração de estagiários e voluntários na execução das suas atividades.

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CENTRO INFANTIL DE CRESTUMA

O Centro Infantil de Crestuma foi fundado em 1981 contando já com mais de três décadas de experiência em respostas direcionadas para a infância. Em 2013 a gestão desta resposta, que estava a cargo do Centro Distrital de Segurança Social do Porto, passou para a Delegação de Vila Nova de Gaia da Cruz Vermelha Portuguesa, que se propõe a dar continuidade à missão e serviços de excelência prestados por esta instituição.

O Centro Infantil de Crestuma comporta três respostas sociais e tem como base educativa valores humanistas.

Temos como missão assegurar com qualidade a satisfação das necessidades básicas das crianças, promovendo uma educação que desenvolva o potencial que há em cada criança capacitando-as para um a cidadania responsável e interventiva.

O CIC tem como respostas sociais:

  • Creche – capacidade para 42 crianças;
  • Pré-Escolar – capacidade para 50 crianças;
  • CATL – capacidade para 50 crianças.

Serviços Disponíveis

  • AEC’S
    • Expressão Musical;
    • Dança Criativa;
    • Inglês;
    • Patinagem;
    • Xadrez.
  • Projeto Crescer +
    • Famílias ao Centro;
    • Campo de Férias;
    • SummerKids;
    • Coro do CIC;
    • Andebol Kid’s;
    • Viver+;
    • Anima Cruz.
  • Projeto Jovem+
    • Jovem+ na Escola;
    • Transição para o 1º e 2º ciclo;
    • Voluntariado Jovem;
  • Amigos do CIC
    • APCIC – Associação de Pais e Amigos do CIC

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Telefone: 220 969 008

 

GABINETE DE INSERÇÃO PROFISSIONAL (GIP)

O Gabinete de Inserção Profissional da CVP-VNG é uma estrutura de apoio ao emprego que, em estreita colaboração com o Instituto do Emprego e Formação Profissional de Vila Nova de Gaia, contribui para a inserção ou reinserção profissional de pessoas desempregadas.

Objetivos

Apoiar os desempregados, jovens e adultos, na definição ou desenvolvimento do seu percurso de (re)inserção no mercado de trabalho.

Destinatários

Desempregados, jovens ou adultos, que necessitem de apoio na resolução do seu problema de inserção ou reinserção profissional.

Principais Atividades:

  • Informação profissional;
  • Apoio à procura ativa de emprego;
  • Captação de ofertas de entidades empregadoras locais;
  • Divulgação de ofertas de emprego e colocação;
  • Divulgação e encaminhamento para ofertas de qualificação;
  • Motivação e apoio à participação em ocupações temporárias ou atividades em regime de voluntariado;
  • Divulgação de programas comunitários que promovam a mobilidade no emprego e na formação profissional no espaço europeu.
  • Divulgação e encaminhamento para medidas de apoio ao emprego, qualificação e empreendedorismo.

Localização: O GIP funciona na Sede da CVP-VNG

Horário De Funcionamento: 2ª feira, 3ª feira e 6ª feira das 9h às 17h 2ª feira e 3ª feira das 09h30 às 17h30 e 5ª feira das 09h30 às 13h.

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Site do IEFP: www.iefp.pt

 

SERVIÇO APOIO DOMICILIÁRIO (SAD)

O Serviço de Apoio Domiciliário (SAD) é uma resposta social que consiste na prestação de cuidados e serviços a famílias e ou pessoas que se encontrem no seu domícilio, em situação de dependência física e ou psíquica e que não possam assegurar, temporária ou permanentemente, a satisfação das suas necessidades básicas e ou a realização das atividades instrumentais da vida diária, nem disponham de apoio familiar para o efeito.

O SAD assegura a prestação dos seguintes cuidados e serviços:

  • Confeção e fornecimento das refeições, respeitando as dietas com prescrição médica;
  • Cuidados de higiene e conforto pessoal;
  • Cuidados de imagem;
  • Tratamento de roupa do uso pessoal do Cliente, quando associada a outro tipo de serviços do SAD;
  • Higiene habitacional sendo esta a estritamento necessária à natureza dos cuidados prestados sempre associados aos cuidados de higiene pessoal;
  • Atividades de animação e socialização, designadamente, animação, lazer, cultura, aquisição de bens e géneros alimentícios, pagamento de serviços, deslocação a entidades da comunidade;
  • Serviço de teleassistência.

O SAD assegura ainda outros serviços, apenas no caso de existir disponibilidade para tal, nomeadamente:

  • Acompanhamento e transporte, a consultas assim como aos exames complementares de diagnóstico;
  • Realização de pequenas reparações/modificações no domicílio;
  • Aluguer de ajudas técnicas;
  • Apoio na confeção de alimentos no domicílio (apenas se o SAD tiver disponibilidade de horário e pessoal para tal);
  • Apoio na administração da medicação segundo prescrição médica;
  • Formação e sensibilização dos familiares e cuidadores informais para a prestação de cuidados aos Clientes;
  • Articulação com as equipas de saúde do Centro de Saúde e Unidades de Saúde Familiar (USF).

Freguesias Abrangidas

Santa Marinha, Afurada, Canidelo, Oliveira do Douro, Avintes e freguesias limítrofes.

Contactos

Telemóvel: 916433003

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CENTRO DE DIA/ CENTRO DE CONVÍVIO – SANTA MARINHA E OLIVEIRA DO DOURO

O Centro de Dia e Centro de Convívio são respostas sociais, desenvolvidas em equipamento, que consistem na prestação de serviços que contribuam para a manutenção das pessoas no seu meio habitual de vida, visando a promoção da autonomia e a prevenção de situações de dependência ou o seu agravamento. Conjuntamente, fomentam-se atividades socio-recreativas e culturais organizadas e dinamizadas com a participação ativa dos seniores da comunidade.

Serviços Prestados

Centro de Dia

  • Atividades socioculturais, lúdico-recreativas, de motricidade e de estimulação cognitiva;
  • Alimentação, nomeadamente o almoço e o lanche;
  • Apoio na administração da medicação segunto prescrição médica;
  • Articulação com serviços locais de saúde, quando necessário;
  • Cuidados de higiene pessoal;
  • Cuidados de imagem;
  • Transporte;
  • Tratamento de roupa;
  • Disponibilização de produtos de apoio à funcionalidade e à autonomia.

Centro de Convívio

  • Atividades socioculturais, lúdico-recreativas, de motricidade e de estimulação cognitiva;
  • Alimentação, nomeadamente o lanche;
  • Apoio na administração da medicação segunto prescrição médica;
  • Cuidados de higiene pessoal;
  • Cuidados de imagem;
  • Transporte;
  • Tratamento de roupa;

Localização

Rua General Torres

Telefone: 223 747 240

Localização

Edifício da Junta de Freguesia de Oliveira do Douro

Telefone: 227 860 680

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