Delegação de Vila Nova de Gaia

Quem somos Delegação Local Missão
Missão e Valores

MISSÃO

A Cruz Vermelha Portuguesa é uma instituição humanitária não-governamental de carácter voluntário e de interesse público, sem fins lucrativos, que desenvolve a sua atividade respeitando o Direito Internacional Humanitário e em obediência aos Princípios Fundamentais e recomendações do Movimento Internacional da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho.

Constitui missão da Cruz Vermelha Portuguesa prestar assistência humanitária e social, em especial aos mais vulneráveis, prevenindo e reparando o sofrimento, e contribuindo para a defesa da vida, da saúde e da dignidade humana.


VALORES

A par dos sete Princípios Fundamentais que unem os Órgãos do Movimento Internacional da Cruz Vermelha - Humanidade, Imparcialidade, Neutralidade, Independência, Voluntariado, Unidade e Universalidade - a Delegação de Vila Nova de Gaia da Cruz Vermelha Portuguesa pauta-se, na sua ação, pelos seguintes valores:

Comunidade: Privilegiamos o envolvimento da comunidade em todas as nossas ações, dando ênfase ao espírito de voluntariado e de participação que potencia a relação estreita com as pessoas e permite valorizar todo o seu potencial.

Proximidade: Procuramos estar junto da comunidade não só para compreendermos melhor as suas necessidades, mas também para que as pessoas possam sentir a nossa presença, especialmente nos momentos de maior vulnerabilidade.

Dinamismo: Abraçamos sempre a mudança com vista ao crescimento. Com o intuito de acompanhar as sinergias da comunidade procuramos, com dinamismo, os caminhos que nos conduzem a uma maior eficácia e eficiência.

Inovação: Gostamos de criar, de inovar, de reinventar respostas sociais com o objetivo de satisfazer as necessidades com as quais nos deparamos diariamente.

Ação: Valorizamos muito as novas ideias, e ainda mais as ações! Damos especial ênfase ao "agir" com ritmo, o mesmo ritmo com que a nossa comunidade evolui e se transforma.